quinta-feira, 22 de fevereiro de 2018

Lady Lamp fica fit (sqn) - #8


E o oitavo post desta saga é também o primeiro que vos escrevo sobre o tema em 2018. 


Se Janeiro foi o mês do detox, como vos disse, em que me obriguei a ser realmente rígida relativamente às minhas escolhas alimentares para minimizar os estragos de Dezembro (que não foram assim tantos), Fevereiro tem sido o mês em que o verbo obrigar não cabe. A verdade é que não me apetece comida pesada nem altamente calórica e tenho seguido o meu plano com alguma criatividade. 

Almoços que são saladas maravilhosas, jantares que são sopas simples e deliciosas e por vezes, pequenos-almoços em forma de french toast light. Tudo saboroso, leve e magro.


Todo este processo tem sido partilhado nas minhas InstaStories, em @anarendalltomaz , o que serve tanto para vos inspirar como para me comprometer a ser fiel.


Continuo sem optar por massas, batata ou arroz e não tenho sentido falta, já que compenso através da ingestão de fruta, frutos secos e, de vez em quando, tostas integrais ou fatias de pão escuro (só antes das seis da tarde).

Nem nas sopas existem vestígios de batata. Ultimamente, ando viciada num creme básico que faço só com cenoura e alho francês, contudo, há dias em que escolho experimentar outras receitas e substituo a batata por courgette, por exemplo. 

Depois da sopa, faço questão de comer um queijo fresco e uma ou duas bolachas de água e sal, só para fechar a refeição sentindo que trinquei alguma coisa.

Outro truque que tem sido muito útil para que beber água não seja uma chatice consiste em ter sempre um jarro com água aromatizada no frigorífico: às vezes com frutos vermelhos, outras vezes com pedaços de limão e hortelã. Só desta forma consigo beber toda a quantidade que devo.


Para as preguiçosas como eu, ter a fruta sempre preparada no frigorífico também é uma ajuda preciosa. Por exemplo, corto o abacaxi em pedaços e coloco-o num tupperware para que não pareça uma árdua tarefa a executar de cada vez que me apeteça fruta.

Gosto muito de comer saudável mas não consigo abdicar do sabor e preciso mesmo de variar, por isso estou sempre a inventar novas formas de comer pratos de que goste usando alternativas com poucas calorias. 


Há algum tempo, senti um desejo enorme de jantar pimentos recheados, então criei uma versão diet.
Fiz o recheio com pimento e cebola picados, muito tomate em cubos, azeitonas laminadas e uni com ricotta. Polvilhei com queijo ralado só para me dar uma pontinha daquela satisfação que só os gratinados conseguem dar. Depois de algum tempo no forno, retirei e confesso que não me apeteceu fazer qualquer tipo de acompanhamento. Estava óptimo e vou experimentar em breve algo do género com sangacho de atum ou cavala à mistura.


Quanto ao chá de cavalinha, foi meu companheiro durante uma semana em Janeiro e só voltei a tomar desde a última segunda-feira até hoje. 


Se tenho sentido diferenças no meu corpo? Claro! Sinto-me sempre mais leve quando tenho cuidado com a minha alimentação. A minha pele e o meu cabelo dão imediatamente sinais de que algo não está bem quando decido sair dos trilhos, pelo que até a vaidade ajuda a que queira manter-me neste regime. 
Noto-me também menos sonolenta durante a manhã e nas raras ocasiões em que vou jantar a casa de um amigo e decido ignorar as minhas regras, acabo por me arrepender: fico imediatamente a sentir-me inchadona e enfartada durante muitas horas.

O melhor de tudo é quando alguém passa quinze dias sem nos ver e diz-nos, assim que nos encontramos: estás com menos bochechas! E ao abraçar-nos, exclama: estás muito mais magra, mesmo com estes casacos todos! 



#ladylampficafit
#sqn

3 comentários:

Filipa disse...

Querida Ana, aqui em casa não coloco batata na sopa desde sempre, muito ocasionalmente, uma batata doce. Experimenta também chuchu ou couve-flor, dão uma cremosidade maravilhosa:)) e se gostares, coloca gengibre, caril, noz-moscada... bjs!

Lady Lamp disse...

Eu uso chuchu e couve-flor, também! :) Adoro! :*

Jamal Mohamed disse...

Great post on "Lady Lamp fica fit (sqn)". As a professional chef i have to appreciate your work. Keep Posting useful posts like this. Keep in touch with my websites- best barista schools | cooking classes for beginners dubai