terça-feira, 10 de outubro de 2017

Lady Lamp fica fit (sqn) - #3

Gwyneth Paltrow
Segunda-feira é o dia que gosto de reservar para trabalhar em casa, pela liberdade de poder colocar tudo em ordem para a semana.

Assim sendo, ontem tratei das compras - sou daquelas que não compra tudo num só supermercado. Frutas, legumes, peixe e carnes brancas eram alguns dos elementos na lista que já tinha feito com base na ementa que planeei para toda a semana.
Além das refeições principais, faço questão de planear também os snacks para que não faltem iogurtes, frutos secos e coisas do género.

Porque enjoo com facilidade, tenho que variar constantemente aquilo que escolho. Não posso usar as mesmas receitas com frequência nem optar pelo mesmo aroma de iogurte todos os dias, o que complica a tarefa mas também desafia a minha criatividade. Sou obrigada a diversificar os legumes com que faço sopas e saladas e não repito frutas.

Para quem pretende emagrecer, há que ter em conta que é preferível escolher frutas-dose, ou seja, frutos que não tenham que ser cortados em várias partes para que sejam comidos. Com uma maçã, uma laranja ou uma pêra é mais fácil controlar porções do que com uma manga ou um melão. É também por isso que evito uvas ou morangos, que por serem tão pequenos se torna difícil ingerir apenas a quantidade desejável (seriam cinco ou seis, o que para mim é muito pouco). Essas prefiro adicionar ao meu pequeno-almoço, misturados num iogurte.

Tenho gostado imenso dos vossos e-mails com dúvidas e opiniões - nunca vou entender a timidez relativamente à caixa de comentários do blog! - e tenho respondido sempre que me é possível. Contudo, há uma questão frequente: quantas refeições faço por dia e em que consistem.
Nunca dei muitos pormenores nem quis ser muito específica porque não sou nutricionista, apesar de ter aprendido imenso com a minha. Além disso, faço uma alimentação de acordo com o que funciona bem com o meu organismo e com os meus horários, o que não significa que seja o melhor para cada pessoa desse lado.
No entanto, por serem tantos os pedidos nesse sentido, passo a explicar:

.pequeno-almoço: um iogurte com uma colher de chá de cereais ricos em fibra e dois kiwis - don't ask. Como referi acima, troco de fruta com frequência.

.almoço: peixe ou carne branca, sempre em modo cozido, grelhado, assado ou estufado, com acompanhamento verde (leia-se legumes cozidos ou saladas).

.lanche: um iogurte e uma peça de fruta.

.uma hora antes de jantar: uma peça de fruta.

.jantar: sopa, duas tostas com queijo fresco (ou requeijão, philadelphia ou se não puder ver queijos à frente, opto por uma fatia de quiche que faço sem natas nem béchamel).

.uma hora antes de me deitar: gelatina ou um punhado de frutos secos para acompanhar o meu chá de cavalinha, algo do género.

Sobre o chá de cavalinha - outra grande curiosidade manifestada em cada e-mail - falo depois... mas adianto que já desci dois furos no meu cinto!

#ladylampficafit 
#sqn

Sem comentários: