sexta-feira, 6 de outubro de 2017

Lady Lamp fica fit (sqn) - #2

Depois de me pesar, chegou o momento de fazer uma ementa para a semana. É um hábito que já tenho desde que vivo sozinha, para melhor gerir as compras e não ter que perder tempo com idas de última hora ao supermercado porque falta um ingrediente essencial na despensa.

O objectivo é reduzir a ingestão de hidratos de carbono, o que significa que não há cá arroz, massas e batatas. Por outro lado, acabo por tê-los presentes no meu dia-a-dia através da colher de chá de cereais que adiciono ao meu iogurte ao pequeno-almoço e da fruta, que não dispenso como snack.

Nada disto pode adicionar stress à minha vida, pelo que se me apetecer MUUUITO um puré de batata, procuro uma alternativa mais leve, como um puré de couve-flor. Se estiver louca por um spaghetti bolognese, opto por legumes espiralizados. Se tiver desejos de batatas fritas, faço batata doce no forno... e por aí fora.

Não pode faltar criatividade e tanto cozinhar como saborear as minhas refeições tem que continuar a ser uma fonte de prazer, ou entraria em depressão.

Um truque que me ajuda imenso a manter o foco é ter um caderno para apontar tudo o que como ao longo do dia. Ler tudo o que escolhi ajuda-me a perceber se estou a cumprir, a ter noção das horas a que faço as refeições e a inserir ali, tipo diário, todas as evoluções e dificuldades que vou verificando.

O mais importante em qualquer processo similar é a rotina: as refeições devem ser feitas sempre à mesma hora, para que - trocando por miúdos - o corpo não se iniba de absorver as gorduras que estão acumuladas, já que sabe que vai ser nutrido sem passar por períodos de fome.

Continuo a partilhar nas minhas stories do Instagram pedaços desta jornada, em @anarendalltomaz .

Esta semana, puderam ver um creme de abóbora e cenoura com sementes (sem batata!)...

... e a minha primeira experiência na confecção de uma quiche, por exemplo.

Desta vez, usei apenas espinafres, tomate e cogumelos.
O resultado foi delicioso - e sem natas nem molhos gordos!

Até a Mana já entrou no mood e preparou para o jantar de ontem uma salada quente maravilhosa!

Mal posso esperar pelo meu próximo encontro com a inimiga balança para perceber se isto está a funcionar como espero... e com a inestimável ajuda do chá de cavalinha, posso apostar que a diferença me vai deixar ainda mais motivada.

Nota: na visualização em smartphone há casos em que aparecem duas opções de vídeo! 

Sem comentários: