terça-feira, 10 de janeiro de 2017

ténis&casamentos


Uma amiga pediu-me opinião: "O que achas de usar ténis para ir a um casamento?". Esta é uma conversa que dá pano para mangas, gera controvérsia e não pode ser resumir-se a um simples nem penses nisso nem a um claro que sim.

Primeiro, há que ter em conta que um casamento é, por norma, uma ocasião que exige formalidade no traje, cumprimento de protocolos e noções de etiqueta que não podem ser ignoradas. Seria de mau tom, por exemplo, uma convidada usar um chapéu se a mãe da noiva não o fizer. É proibido vestir de branco, por ser um exclusivo da noiva. Do mesmo modo, é impensável escolher um look em preto total num momento como esse, em que a celebração pede alegria e não luto. 
Para não desrespeitar quem nos convida a fazer parte de um dia tão especial, é imperativo ter esta certeza de que a boa educação não tem nada de antiquado e de que a elegância não se encontra apenas nas roupas que se escolhem - mas que elas dizem bastante dos modos de cada um, é inegável.

Posto isto, antes de optar por usar calçado de cariz desportivo e tão descontraído como um par de ténis, é necessário perceber de que tipo de evento estamos a falar. Se se tratar de uma cerimónia muitíssimo formal, será certamente inadequado arriscar. Por seu turno, se a descontracção caracterizar a celebração, existe porque estamos neste século maravilhoso a possibilidade de conciliar o conforto de uns ténis ao outfit festivo, que deverá ser escolhido tendo em conta o horário em que se realiza o casamento, a época do ano, o biótipo de quem o veste, a sua personalidade e uma variedade imensa de condicionantes que resultam na necessidade óbvia de recorrer aos serviços de uma stylist. 

Se após todas estas considerações se concluir que de facto é possível levar esta vontade avante, há fórmulas para fazer funcionar um coordenado smart casual com apontamentos chic que se enquadrem na ocasião.

O primeiro passo é a escolha dos ténis, claro!

Quanto mais simples, melhor. Quanto mais clássicos, melhor. Quanto menos volumosos, melhor. 

Modelos em branco ou preto são quase sempre a melhor opção.

A ideia é que não pareça que calçou a primeira coisa que viu à frente porque torceu o pé com os saltos que tinha pensado levar. Além disso, não pode haver o mínimo vestígio de desleixo: os ténis devem estar imaculados para que possam ser usados numa ocasião tão especial. Além disso, não devem fazer lembrar ginásios, maratonas ou campos de basketball, daí ser preferível evitar as listras de lado (como nos Gazelle ou nos Superstar, da Adidas) e os canos altos.




Se estiver plenamente segura do seu estilo, os básicos com um twist também podem ser uma escolha acertada. A ideia é que seja um modelo clássico, à semelhança dos que se encontram na imagem anterior, mas fabricados num material distinto, numa cor diferente do preto ou branco, estampados ou com apliques.

Pense em ténis simples com apontamentos trendy - é disso que estamos a falar.




Os metalizados são uma opção interessante, já que aliam a sofisticação do brilho do ouro ou da prata às linhas simples e desportivas de um calçado confortável por excelência.


Para usar ténis com classe e de uma forma actual é necessário que todo o conjunto exale personalidade, atitude e cuidado. O objectivo é que os ténis sejam tidos como uma escolha consciente e não como um desenrasque de última hora.
Deixo abaixo exemplos de como transformar este conceito em algo usável:


com saia midi
Uma saia midi numa cor sólida pode funcionar com ténis, principalmente se conjugada com alguma peça com brilho. No exemplo acima, o top em lantejoulas dourado cumpre essa função e o blazer branco confere o acabamento polido, imaculado e formal q.b., equilibrando o look descontraído que os ténis aplicam.



 com um mix de texturas 
Neste look, a exuberância de um casaco com textura e cor ricas e o excesso de brilho do top e da saia são suavizados pela simplicidade dos ténis. Este modelo tem a particularidade de unir o tom de uma parte do outfit ao material de outra, criando uma harmonia inesperada.



com um sleep dress
Ao sobrepor um sobretudo de inspiração masculina, equilibra-se o excesso de feminilidade de um vestido deste género e garante-se a modernidade do look sem ceder à vulgaridade. O uso de uns ténis cheios de embellishments só é possível se forem seleccionadas peças simples como as que protagonizam a imagem acima. 



com um sleep dress comprido
Qualquer silhueta é valorizada se um vestido comprido for aliado a um casaco curto. Este modelo simples numa cor sólida é ideal para usar com ténis mais chamativos. O excesso de simplicidade de umas peças pode e deve ser compensado com a complexidade de outras.



 com um jumpsuit culotte

O jumpsuit deverá ter um corte impecável e pode ser a solução mais confortável sem que se abdique do aspecto composto que se pretende obter num casamento. O truque é adicionar acessórios que emanem aquela elegância tão simples como discreta. Assim os ténis serão mais um elemento do outfit e não o seu ponto fulcral.


O mais importante é que se sintam confortáveis e confiantes relativamente ao que escolhem vestir. E o melhor truque para não errar? Olhar para o espelho e pensar: "Quando vir as fotos deste casamento, daqui a dez ou vinte anos, vou gostar ou achar ridículo?".

Dicas extra: 
- se tiver perna grossa, evite os ténis. Se não quiser mesmo abrir mão deles, opte por um modelo num tom semelhante ao da sua pele ou bastante decotados - quanto mais subidos, pior.
- as peças que não mostram os joelhos são sempre mais elegantes e por isso criam um resultado mais harmonioso quando conciliadas com ténis.

2 comentários:

Chic' Ana disse...

Tens aqui ótimos conjuntos. Nunca utilizei ténis em cerimónias, mas já fui a uma casamento em que a própria noiva foi de adidas!
Beijinhos

A mamã vai casar disse...

Gostei das sugestões.
Acho que se os noivos não se importarem e se forem uns ténis adequados não me chocam nada os ténis.