terça-feira, 31 de janeiro de 2017

MODAAFRICA 2017

Contei-vos aqui que durante o mês de Janeiro - e que longo e agitado foi este mês! - estaria envolvida no MODAAFRICA. O evento foi mais que um sucesso, um orgulho para todos os que integraram a sua organização.

Trata-se de uma iniciativa da designer portuguesa Sofia Vilarinho, que pretende promover a moda sustentável e fomentar sinergias entre indústria e comércio de moda socialmente responsável, dando visibilidade a marcas e estilistas de origem africana.

Por outras palavras, imaginem uma fashion week com todos os apontamentos de estilo inerentes a um momento de celebração de moda, partilha de criatividade e demonstração do que pode acontecer se alma e trabalho manual se unirem num só, mas com uma aura cultural africana fortíssima.

Foi em Lisboa, no Instituto Superior Técnico, que se transformou num palco para personalidades distintas, onde os vários criadores permitiram vislumbrar todas as possibilidades da moda afro: por vezes sombria, muitas vezes em explosões de cor, repleta de influências europeias, de raízes quentes e de cortes arrojados.

Os meus desfiles favoritos? Adama Paris, do Senegal, cujas fotos podem espreitar ali, e Liz Ogumbo, a designer do Quénia que também é cantora e que me prendeu com o primeiro modelo e que podem ver acolá.


Há tanto para dizer sobre o que foram os dias 21 e 22 de Janeiro que me parecem escassas as palavras e pobres os elogios. Em todos os responsáveis do backstage, nos magníficos patrocinadores, nas pessoas com quem trabalhei directamente, notei um profissionalismo exemplar, uma simpatia adorável, uma atitude que só pode ter quem realmente gosta do que faz.

Um dos sponsors, que esteve ao lado do projecto pela segunda vez, criou um vídeo que revela muito do ambiente vivido no MODAAFRICA e que me parece ser um excelente resumo do evento.



Se não conseguirem visualizar acima, podem ver aqui, na página da Adega Mor, que marcou presença com os seus vinhos maravilhosos (claro que eu não resisto a um branco, nem em trabalho!).

Apesar de ser um evento de acesso gratuito por guest list, este ano o MODAAFRICA aliou-se a uma causa social e foram angariados fundos que revertem a favor do AAA-Atelier Alfaiates Africanos. O objectivo deste atelier é nobre e merece a vossa atenção.

Se ainda não o fizeram, podem seguir o MODAAFRICA no Facebook e no Instagram, onde são partilhados vídeos e conteúdos interessantes sobre o projecto, para ficarem a par de tudo o que foi este MODAAFRICA'17 e de tudo o que será a próxima edição.

Sinto-me grata pela oportunidade de participar de algo tão bonito. 

Sem comentários: