segunda-feira, 26 de setembro de 2016

O que muda com os 30

SJP
Os trinta são os novos vinte e continuam a perguntar-me onde estudo... mas um ano depois de ter entrado nesta casa, já posso dar-vos um lamiré do que realmente muda:

papos nos olhos | Noites mal dormidas já deixam rasto no rosto. Os olhos inchados não enganam ninguém e nem o melhor dos cremes consegue apagar os vestígios da falta de sono. Sinto-me um peixinho destes de cada uma das vezes em que me armo em crédula e espero que o creme para o contorno ocular faça milagres (ajuda muito, btw).

pele sensível | Sair à noite e estar exposta a ambientes quentes e com fumo funciona para mim como andar de metro: a minha pele simplesmente não gosta. As impurezas aumentam os níveis de oleosidade e por isso, volta e meia sou obrigada a fazer máscaras de argila, caso não queira parecer o abdominal de um gajo da Casa dos Segredos. Além disso, tenho medo de pontos negros e afins.

dores nos pés | Não há cá noitadas inteiras dançando alegremente sobre 15 centímetros de saltos agulha. Não há dias de compras em cima de sandálias altíssimas. Não há pão p'a malucos. É uma chatice ter que pensar constantemente em aliar conforto à elegância, mas como consultora de imagem até me ficaria mal dizer que não gosto do desafio, certo?

retenção de líquidos e inchaço | Uma pessoa anda um bocadinho a pé, vai a ver e já não tem tornozelos. Um diazito sentada à secretária e eles insuflam, qual Kim Kardashian durante a primeira gravidez. São as tiras das sandálias que apertam, as sabrinas que vincam, não se aguenta.

gordura muda de sítio | Surpreendente. Antigamente o foco das gorduras eram as minhas ancas, o meu rabo e as pernas. Agora fica ali tudo condensado na barriguinha, podendo até criar pneu. Fico louca.

aceitação | Já sabemos quem somos, que características fazem de nós este ser admirável. Pessoalmente, já uso peças que mostram as pernas que não são como as da Naomi - e então? Já percebi que as maminhas menos grandes também são o máximo e abdico do uso de soutien de vez em quando, mesmo para sair de casa (dependendo do que escolhi para vestir, claro). Há vestidos que funcionam muitíssimo melhor sem quase nada por baixo, pareço sempre mais magra e o conforto é imensurável.

já não estás para merdas porque sabes o que não queres | Ele não é aquilo que nós queremos? Não há cá tretas, fiofós nem gaitinhas - baza! Não há desculpas para desleixos, indecisões ou tangas pseudo-traumáticas. Ou quer ou não quer. Ou é ou não é. Cá merdas...

tens cuidados contigo que não pensavas ter | Pelo sim, pelo não, apostamos nuns tratamentos para o cabelo que vem aí o Inverno. Bebem-se litros de chá de cavalinha para ajudar na treta da retenção de líquidos, marcam-se drenagens linfáticas e ainda uma sessão de osteopatia que não posso com as dores nas costas. 

divertes-te com coisas nada divertidas | Arrumar a casa, cozinhar um monte de coisas "só para depois não ter que pensar muito no que vou fazer para o jantar... assim os brócolos já estão cozidos!", ficar no sofá enrolada numa manta a ler posts como este.

Sem comentários: