quarta-feira, 21 de agosto de 2013

de volta, renovada.

Kate Moss
Estes dias no nosso Algarve fizeram-me melhor do que esperava. Firmei certezas, confirmei desconfianças, relembrei princípios. Voltei a mim, voltei a ser eu, essa miúda de quem tinha tantas saudades. Senti-me livre, fora daquele mundinho em que nos perdemos tantas vezes, aquele que nos retira do nosso lugar e que nos deixa vencidos pelo cansaço. Não houve stress nem dores no pescoço, não houve lágrimas de irritação nem angústias causadas pela pequenez dos outros. Não houve insónias nem ataques de pânico. Reencontrei-me no sal na pele, na areia no rosto, no cabelo alourado pelo sol. Não posso esquecer-me de tudo isto, não quero esquecer-me. Não quero sair deste estado em que nada ensombra a alma. Vim decidida, centrada, leve. Regressei a casa cheia de luz, com objectivos que não são obrigações, mas vontades. Reorganizar prioridades é difícil quando nos perdemos no marasmo dos dias, nos tropeços que vamos dando, nas chatices da rotina que nos amarra. E para além de tudo isto, descobri:

- que nem todos os ingleses que inundam o Algarve durante o Verão nos chamam «pork and cheese». Muitos nem sabem de onde isto choveu.

- que nem todos os ingleses que inundam o Algarve durante o Verão são parvos. Muitos acham que as portuguesas são lindíssimas, de pele morena e cabelo farto e escuro, com corpos maravilhosos. E que os homens portugueses são super vaidosos, depilados e musculados. Talvez a imagem do tuga gordo com bigode esteja a dissipar-se, já que eles nos acham puramente latinos. E sim, isto para mim é estranho, uma vez que só vejo como latinos os espanhóis e os italianos.

- que nem todos os espanhóis que inundam o Algarve durante o Verão são a encarnação do Don Juan bêbedo. Há espanhóis tímidos, educados e que não curtem a vibe arruaceira dos seus compatriotas.

- que o meu inglês não é tão fraco como eu julgava.

- que ainda gosto de conhecer pessoas novas.

- que me dão 19 anos sempre que vou de férias, mesmo que maquilhada e de saltos.

- que o meu cabelo afinal aguenta a praia (explico isto num próximo post).

1 comentário:

Ana Catarina disse...

Que bom!!! :) bem-vinda! <3