terça-feira, 10 de janeiro de 2012

Coisas que não sei.

Há coisas que lamento não ter aprendido.
Que espero aprender ainda.
Tocar viola, violino, falar crioulo e italiano, trabalhar com o photoshop, tricotar e aguentar-me mais que um segundo em cima de uma prancha de surf.
Não fico irritada por não saber fazer qualquer uma destas coisas. Um dia aprendo.
No entanto, saber costurar mudaria a minha vida. Tenho jeito para trabalhos manuais, faço o que quiser... Mas não sei trabalhar com uma máquina de costura. E culpo as reformas que se foram fazendo no nosso ensino. Se não se tivessem posto com merdas pseudo-liberais e contra a discriminação e as desigualdades de género e blá blá blá, talvez soubesse coser uma bainha. Em vez de Educação Visual e Tecnológica durante dois anos, poderia ter usufruído de aulas de Lavores durante muito mais.
Já imaginaram o que seria se eu pudesse copiar um Oscar de la Renta para levar ao casamento da amiga? Comprava o tecido e tau! - tinha um vestido magnífico feito à medida para o meu corpo.
Em vez de desenhar roupas para a minha mãe, para a minha irmã e para as minhas amigas e ter de dar dicas à costureira ("Aplique o tecido da base do vestido em viés, pode ser? Gostava que me introduzisse um soutien dentro das copas do vestido, está bem? Olhe, quero o recorte dessa renda intacto!") para ver o esboço tornado peça, podia ser eu a tornar o desenho realidade.
Já imaginaram como seria ver uma capa no site da ZARA, cujo modelo nos agradou mais que o tecido em si, e poder reproduzi-la em várias cores? Ter modelos exclusivos, malas personalizadas, vestidinhos de Verão exactamente como queremos? Poderia fazer colchas e almofadas. Comprar a Burda e fazer roupa como se não houvesse amanhã!
Era um mundo novo. Um dia aprendo. Não sei onde. Não sei com quem.

7 comentários:

Ana Catarina disse...

ainda vais a tempo! :) não desistas! ;)

Anónimo disse...

Também partilho da mesma opinião que tu. Pois sempre que quero algo diferente, desenho e tenho de ir a uma costureira. Pois eu saber fazer é zerinho. Acho que há workshops para ensinar, mas sinceramente aqui a sul acho que são mesmo escassos. Também quero aprender um dia =) Bijuteria exclusiva já faço para mim, agora só me falta a roupa eheh
Muuuuuah menina*

Anónimo disse...

Também partilho da mesma opinião que tu. Pois sempre que quero algo diferente, desenho e tenho de ir a uma costureira. Pois eu saber fazer é zerinho. Acho que há workshops para ensinar, mas sinceramente aqui a sul acho que são mesmo escassos. Também quero aprender um dia =) Bijuteria exclusiva já faço para mim, agora só me falta a roupa eheh
Muuuuuah menina*

Maria disse...

fogo lamaprina, isto é uma autentica brochura de um curso de costura!! acabaste de me convencer que preciso de saber costurar! lol

concordo ctg (não aprendi absolutamente nada de útil em aulas como educação visual...)

bjo*

http://makeupblah.blogspot.com/

Eu e os meus 3 amores disse...

Tb adorava saber costurar :|

Unknown disse...

até eu fiquei com vontade de aprender :D
**

Lady Lamp disse...

Tenho é que encontrar uma pessoa cheia de pachorra e de boa vontade para me ensinar, Rainha das Estrelas! :D

Também faço bijuteria para mim e para as amigas, Miss Pink! :D Além de ser um excelente passatempo, sabe sempre bem ver que nem sempre é preciso ir à Accessorize para ter uma peça gira e diferente... :)
Quanto aos workshops, ainda não ouvi falar de nenhum, mas até vou lançar a ideia para uma empresa aqui da zona pensar em dinamizar isso. Era mesmo bom! :D :*

Ahahahahahahah o que eu me ri com o teu comentário, Maria! :D As necessidades criam-se assim, do nada. Já estou a imaginar as criações no teu blog, com make up a condizer! :)*

Eu cá acho que vou organizar um workshop de costura no lamparina, Telma Trindade. Assim aprendíamos todas eheheheheh boa, mari? :D

Beijinhos*